RELOGIO DIGITAL

BANES

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Polícia Federal em Recife/PE deflagra operação “Cofre Fácil” para prender assaltantes de agências dos Correios

Policiais Federais lotados na Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco deflagraram no dia 22.02.2012-(sexta-feira), por volta da 6hs, a Operação denominada “COFRE FÁCIL” em razão da facilidade com que os bandidos tinham para a realização do crime. A ação visa prender integrantes de uma perigosa quadrilha armada especializada em assaltos a agências dos Correios em todo o estado de Pernambuco, os quais foram responsáveis por mais de 15 (quinze) assaltos no período de 1(um) ano.

Foram utilizados na ação cerca de 60 policiais federais de Recife/PE, João Pessoa/PB, Salgueiro/PE e Caruaru/PE para o cumprimento de 08 (oito) mandados de prisão preventiva e 08 (oito) mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal - Seção Judiciária de Pernambuco – 4ª Vara Especializada Criminal em razão do cometimento dos crimes capitulados nos artigos 157, §2º, I e II, e art. 288, (roubo qualificado com emprego de arma de fogo e formação de quadrilha) todos do Código Penal Brasileiro, e caso sejam condenados poderão pegar penas que somadas ultrapassam os 12 (doze) anos de reclusão.

DURANTE A OPERAÇÃO FORAM PRESOS:
Roberto
Jonath
Alexandro

(1º) ROBERTO FRANÇA DE SOUZA RAMALHO, vulgo “rob”, 24 anos, empresário informal-(ramo de distribuição de internet) e jogador de futebol profissional tendo atuado pelo time juniores da cabense, natural de Recife/PE e residente no bairro de Jordão Alto-Recife/PE. Não possui antecedentes criminais. Na residência do ROBERTO foram apreendidos dois veículos sendo eles: 01 (um) gol prata e (01) uma moto Honda que estão registrados em seu nome;
(2º) JONATH VIDAL DA SILVA, 26 anos, micro empresário-(ramo de distribuição de internet), natural de Recife/PE e residente no bairro de Jordão Alto-Recife/PE. Não possui antecedentes criminais.
(3º) ALEXANDRO FERREIRA DOURADO JÚNIOR, vulgo “juninho paraíba”, 19 anos, estudante, natural de Recife/PE e residente no bairro de Jordão Alto-Recife/PE. Possui antecedentes criminais: (foi preso em 2012 por receptação de moto roubada, porte ilegal de arma de fogo, ficando preso por 15 (quinze) dias e posto em liberdade provisória).

•    RECEBERAM O MANDADO NA PENITENCIÁRIA JUÍZ PLACIDO DE SOUZA EM CARUARU/PE:

(4º) CARLOS RAFAEL RAMOS VITAL DE SOUZA, 23 anos, natural de Recife/PE, 2º grau completo, motorista e residente no bairro do Jordão Alto. Não possui antecedentes criminais;
(5º) RILSON DA SILVA SOUZA, 18 anos, natural de Recife/PE, 2º grau incompleto, estudante e residente no bairro do Jordão Alto. Não possui antecedentes criminais;
Os quais já haviam sido presos no dia 25.01.2013 por volta das 9hs quando investiram contra a agência dos Correios de Sanharó/PE.

•    TRÊS CONTINUAM FORAGIDOS:

(6º) FERNANDO SILVESTRE TAVARES DE LIMA, de 26 anos;
(7º) RAFAEL BEZERRA DA SILVA, de 23 anos:
(8º) que ainda não terá por enquanto seu nove revelado;
Fernando - (Foragido)
Rafael - (Foragido)
As investigações apontam que tanto ROBERTO como JONATH participaram dos assaltos das agências dos correios do Cabo de Santo Agostinho/PE, Ipojuca/PE, Camaragibe/PE, Barreiros/PE e Ponte dos Carvalhos/PE ficando do lado de fora pilotando moto ou veículo aguardando os outros integrantes saírem para empreenderem fuga. Já ALEXANDRO é visto claramente nas imagens das agências dos correios de Sanharó/PE, empreendendo fuga logo após os policiais militares chegarem ao local e perseguirem o suspeito que havia acabado de sair do interior da agência.

Após a formalização dos procedimentos de Polícia Judiciária os presos foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida fizeram exame de corpo de delito sendo recambiados para o COTEL- Centro de Triagem e Observação Professor Everardo Luna, onde ficarão a disposição da Justiça Federal. As investigações agora prosseguem no sentido de localizar e prender também os últimos três integrantes da quadrilha que continuam foragidos.

RETROSPECTO:
A quadrilha começou a ser desarticulada bem antes da deflagração desta operação quando no decorrer das investigações realizadas pela Polícia Federal foram repassadas informações para a Polícia Militar acerca dos locais e horários das investidas às agências dos correios o que culminou com a frustação dos assaltos realizados nas agências dos Correios de Sanharó/PE no dia 25.01.2013 por volta das 9hs:

(1º) CARLOS RAFAEL RAMOS VITAL DE SOUZA, 23 anos, natural de Recife/PE, 2º grau completo, motorista e residente no bairro do Jordão Alto. Não possui antecedentes criminais;
(2º) DANIEL VITOR CUNHA REGO, 22 anos, natural de Recife/PE, 2º grau incompleto, mecânico e residente no bairro do Jordão Alto. Não possui antecedentes criminais;
(3º) LEANDRO MÁRCIO SILVA DE OLIVEIRA, 25 anos, natural de Recife/PE, 1º grau incompleto, ajudante de pedreiro e residente no bairro do Jordão Alto. Possui antecedentes criminais (Tem dois mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça de Afogados da Ingazeira/PE, pela prática do crime de peculato e adulteração de veículo);
(4º) RILSON DA SILVA SOUZA, 18 anos, natural de Recife/PE, 2º grau incompleto, estudante e residente no bairro do Jordão Alto. Não possui antecedentes criminais;

E em Abreu e Lima/PE onde foram presos no dia 06.02.2013 por volta das 8hs:

(5º) RODRIGO CABRAL DA SILVA, 24 anos, impressor gráfico, natural de Recife/PE e residente no bairro de San Martin/PE. Possui antecedentes criminais: (foi preso em 2006 por assalto e condenado a 5 anos e 4 meses de prisão, em 2009 foi preso por tráfico de drogas e em 2010 por porte ilegal de arma de fogo).
(6º) MAVIAEL BARBOSA DA SILVA, 29 anos, servente, natural de Recife/PE e residente no bairro do Ibura/PE. Possui antecedentes criminais: (foi preso em 2004 por homicídio e condenado a 26 anos de prisão).
(7º) MARCOS ANTONIO BARBOSA, 24 anos, desempregado, natural de Recife/PE e residente no bairro de Sitio Novo/PE. Possui antecedentes criminais: (foi preso em 2004 por porte ilegal de arma e condenado a 2 anos, em 2011 foi preso por assalto ).

Num balanço geral ao todo foram presos 10 integrantes dessas quadrilhas e três continuam foragidos, sendo apreendidos até agora:
•    05 (cinco) revólveres calibre. 38;
•    01 (uma) pistola. 380;
•    29 (vinte e nove) munições calibre. 38;
•    12 munições deflagradas, sendo 05 (cinco) calibre. 38 e 07 (sete) aparentando ser. 40;
•    01 (uma) chave de um veículo Chevrolet não identificado;
•    06 (seis) aparelhos celulares;
•    R$ 86.489,00 (recuperados da agência de Abreu e Lima/PE);
•    R$ 4.419,00 (recuperados da agência de Sanharó/PE);
•    02 Veículos (sendo um celta e um Gol);
•    02 Motos Honda;
•    Além de Diversos cartões de crédito.


Apreendido

Apreendida


O modo de atuação dessas quadrilhas é sempre o mesmo: os bandidos entram nas agências dos correios, tomam as armas dos vigilantes e retém as pessoas no interior da agência não as deixando sair e quem entra é rendido e colocado junto das outras vítimas, em seguida parte dos bandidos vão até o cofre da agência e do guichê de atendimento levando toda a quantia enquanto que os outros criminosos ficam de lado de fora dando cobertura com viaturas e motos para empreender fuga após o assalto. Com estas prisões espera-se uma diminuição drástica da incidência desta modalidade criminosa no Estado de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário