RELOGIO DIGITAL

BANES

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Efetivo do 8º BPM recebe instruções de abordagem e condução de suspeito

O TEN CEL PM – ISAAC GUERRA, aplica técnicas aprimoradas de abordagem imobilização e condução de suspeito. No conceito da defesa pessoal, a imobilização e controle de um elemento suspeito é muito importante. A aplicação da técnica correta segue os preceitos do uso moderado da força e deve ser aplicada em situações que não envolvam armas de fogo, utilizando uma técnica não letal, visando à preservação da integridade física tanto do policial que aplica a técnica quando do suspeito. Os exemplos foram mostrados pelo CEL GUERRA de situações em que devem ser aplicada técnicas imobilização:
·         Desacato de autoridade;
·         Invasão de área restrita;
·         Pessoas surtadas, alcoolizadas ou com estado psicológico alterado;
·         Resistência a prisão;
·         Manifestantes em protesto;
Posicionamento
Durante a instrução, que foi ministrada na Sede do 8ºBPM, foi aplicada orientações definindo que na abordagem de um elemento suspeito é interessante adequar o posicionamento do policial para diminuir o risco de ser atacado de surpresa, mostrando maneiras de aproximação até a imobilização do suspeito.
Segundo o que foi ministrado na apresentação de abordagem, o ideal é que para cada elemento abordado se tenha pelo menos três policiais de segurança, sendo necessário que se defina as atribuições de cada elemento da equipe para não haver desencontros de procedimentos. Na ação dessa natureza, foi explanado que a equipe policial deverá utilizar os elementos mais fortes para a abordagem direta e os demais para fazerem a cobertura e segurança. Nas técnicas de controle o objetivo é preservar a integridade do agressor, sendo recomendado técnicas de controle (chaves de braço) para imobilizar o elemento e assim que conseguir imobilizar o agressor, retire-lo imediatamente do local utilizando uma técnica de condução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário